Com a crescente popularidade dos clareamentos dentais, os pesquisadores da Eastman Institute for Oral Health, parte da University of Rochester
Medical Center, realizaram uma pesquisa para saber se existem efeitos negativos sobre o dente no uso dos produtos de clareamento.
Os pesquisadores descobriram que o efeito do peróxido de hidrogênio a 6%, ingrediente comum em produtos de branqueamento, são insignificantes comparados com sucos de frutas ácidas. Suco de laranja reduziu acentuadamente a dureza e o aumento de rugosidade do esmalte dentário.
Ao contrário do que se sabia, os investigadores puderam ver extensos detalhes da superfície do esmalte graças a um escaneamento via microscópio. “O ácido é tão forte que os dentes parecem estar literalmente lavados”, disse o pesquisador YanFang Ren, cujas conclusões foram publicadas recentemente no Journal of Dentistry. “O suco de laranja reduziu a dureza do esmalte em 84%”. Não ocorreu mudança significativa na dureza ou na superfície do esmalte no clareamento.
O enfraquecimento e erosão do esmalte podem acelerar o desgaste do dente e aumentar o risco de cárie dentária. “A maioria dos refrigerantes, inclusive refrigerantes e sucos de fruta, são ácidos por natureza”, afirmou Ren. “Nossos estudos demonstraram que o suco de laranja, como um exemplo, pode potencialmente provocar a erosão dos dentes.”
Ja se sabe que sucos e refrigerantes têm alto teor de ácido, e podem afetar negativamente a dureza do esmalte. “Existem também alguns estudos que mostraram que o clareamento pode afetar a dureza do esmalte dentário, mas, até agora, ninguém havia comparado os dois”, explicou Ren. “Este estudo nos permitiu compreender o efeito do clareamento sobre o esmalte em relação ao efeito de uma dieta diária, tais como beber sucos”.
Entretanto, o dr. Ren aconselha que o consumidor esteja ciente da natureza ácida de bebidas, incluindo refrigerantes, sucos de frutas, bebidas energéticas e desportivas. Quanto mais tempo os dentes estiverem em contato com este tipo de bebida mais severa será a erosão. Pessoas que saboreiam sua bebida lentamente, durante 20 minutos são mais susceptíveis de ter dente erosão do que aqueles que terminam a bebida mais rapidamente.
Gostou deste artigo?
Inscreva-se em nosso feed RSS





0 Responses to “Bebidas ácidas são mais prejudiciais aos dentes que clareamento, diz estudo.”